Quem Somos

A Igreja Anglicana não é uma Igreja “nova”, nascida há pouco tempo. Ao contrário, é uma das mais antigas famílias cristãs do mundo, ao lado das tradições Ortodoxas, romana e protestantes.

A IEAB- Igreja Episcopal Anglicana do Brasil é a 19ª Província da Comunhão Anglicana, uma família de Igrejas em comunhão histórica com a Igreja da Inglaterra. Anglia é o nome antigo da Inglaterra. Hoje, porém, a palavra anglicana, antes de significar inglês, representa uma grande família cristã internacional, formada por 44 igrejas nacionais ou regionais ao redor do mundo, compreendendo mais de 160 países. A Comunhão Anglicana é uma das denominações cristãs do mundo, junto com as Igrejas Ortodoxas, Católica Romana e Luterana.

Galeria de fotos

Nossa Fé:

O anglicanismo expressa a sua fé nas palavras de dois grandes credos históricos do cristianismo.

Nossa fé é centrada no testemunho das Sagradas Escrituras, nos Credos históricos, na tradição da Igreja Cristã e no uso da razão – dom de Deus – para entender Sua mensagem ao mundo.

Nosso jeito de ser Igreja:

Somos uma igreja católica na sua tradição litúrgica. Nossa catolicidade sustenta-se também pela forma de nossa organização como Igreja. Preservamos a sucessão apostólica, as mesmas ordens ministeriais - bispos (as), presbíteros (as) e diáconos e diaconisas - do cristianismo primitivo, os sacramentos do Batismo e da Eucaristia, além de ordens religiosas.

Ao mesmo tempo somos uma Igreja aberta às mudanças que aconteceram durante a Reforma Protestante. A Igreja Anglicana absorveu certas ênfases que considerou positivas dos movimentos reformadores do século XVI.

Por isso somos uma igreja católica e protestante. A busca por essa “unidade cristã na diversidade” é o que caracteriza o Anglicanismo. Para nós, catolicismo e protestantismo não se excluem, mas se completam um ao outro.

Nossas Comunidades:

A Igreja de Cristo se forma pela convivência comunitária das pessoas, pela escuta da Palavra de Deus, pela celebração dos sacramentos e pelo serviço de amor ao povo que nos cerca. A Bíblia é a regra de fé e os sacramentos são a celebração da fé.

Em nossas paróquias, capelas e missões você encontrará um ambiente próprio à oração, meditação e à espiritualidade em torno do altar, da Palavra e dos Sacramentos. Nosso propósito é viver a fé cristã na perspectiva da inclusão, do acolhimento, da gratuidade e do amor.

Na Igreja Episcopal Anglicana você encontrará pessoas de várias idades, que creem em Deus e em seu filho Jesus Cristo, e que buscam ser fiéis e coerentes com essa fé.

Nosso Clero:

A Igreja Anglicana não exige a obrigatoriedade do celibato para o clero. Todos podem casar-se e constituir família. A Igreja ordena aos sagrados ministérios pessoas que tenham sido preparadas previamente, em nossos seminários, com uma boa base teológica e pastoral.

A Igreja preserva as três ordens do ministério ordenado: diaconato, presbiterado e episcopado, como instrumento de serviço ao Povo de Deus.

As mulheres têm sua vocação para o serviço ministério plenamente reconhecidas. A IEAB ordena mulheres há 32 anos como diaconisas, presbíteras e bispas.

Nossa Diocese:

A Diocese Anglicana do Paraná está sediada em Curitiba, com paróquias e missões distribuídas por todo estado. Nosso lema, "Igreja a gente vive com paixão", expressa a preocupação que temos com uma vivência de fé que privilegie o serviço ao próximo.

Nós somos Anglicanos Episcopais. seguimos os passos de Jesus Cristo, nosso Senhor, e acreditamos no Pai, Filho e Espírito Santo.

Nós nos esforçamos para amar nosso próximo como a nós mesmos e respeitar a dignidade de todas as pessoas. Nossa herança remonta aos princípios do Cristianismo. Nossa liturgia mantém antigas tradições e estruturas, e é celebrada nas mais diversas línguas.

Mulheres e homens, casados ou solteiros, são bem-vindos e podem ser ordenados ao Ministério, seja como bispo, presbítero ou diácono.

Acreditamos na restauração de vidas, no perdão do pecado e na vida eterna. Todos os Cristãos são chamados à mesa do Senhor para comungar, não apenas os membros de nossa Igreja. Nós acreditamos na Bíblia como fonte suficiente da Revelação e usamos o Livro de Oração Comum.

Afirmamos que relacionamentos são para a vida toda e monogâmicos, mas também reconhecemos que há a Graça após o divórcio e não negamos os sacramentos aos que se divorciaram.

Celebramos nossa unidade em Cristo ao honrar nossas diferenças, sempre colocando o amor acima da uniformidade de opiniões